O que é um data center e qual a sua utilidade dentro das empresas?

Um data center é indispensável para qualquer empresa.

Se você tem problemas de TI recorrentes e consultou um especialista, provavelmente já deve ter ouvido sobre a escolha de um data center e não teve ideia do que se tratava. Ele é essencial para manter o fluxo de trabalho em uma empresa, pois é nele que se encontram arquivos, aplicações, ferramentas de gestão, banco de dados e muitos outros componentes importantes para o dia a dia.

Se você nunca ouviu falar em data center e ainda não entendeu qual a sua importância, não se preocupe. Neste artigo, explicaremos o que é, como ele funciona e o que você deve saber na hora de contratar um para sua empresa.

O que existe dentro de um data center?

Um data center é uma infraestrutura que deve comportar o hardware (componentes físicos) e software, com fornecimento ininterrupto de energia, ventilação, resfriamento e conexão com redes.

Há 3 componentes principais em um data center:

  • Infraestrutura de computação: composta por servidores, que podem ser de rack (empilhados de forma plana e linear em prateleiras) ou blade (dispostos em módulos). É a parte mais importante, pois fornece processamento, memória, armazenamento local e conectividade de rede.
  • Infraestrutura de rede: dispositivos de rede, como cabos, interruptores, roteadores e firewalls conectam outros componentes do data center entre eles e ao local do usuário final, fornecendo movimentação de dados e conexão sem falhas.
  • Infraestrutura de armazenamento: armazenam grande volume de dados e arquivos.

Outro componente importante é a infraestrutura de suporte, que dá assistência a todos os equipamentos dentro de um data center. Nele podemos encontrar:

- Geradores reservas;
- Subsistemas de energia;
- Fontes de alimentação ininterruptas (UPS);
- Equipamentos de ventilação e resfriamento;
- Sistemas de combate a incêndios;
- Sistemas de segurança de edifícios.

Tipos de data center

Nem todos os data centers são iguais. Há diferentes tipos, que são classificados de acordo com sua tecnologia e quantidade de uso por uma ou mais empresas. Atualmente, existem 4 categorias de data center:

  • Data center corporativo

Criados, adquiridos e operados por apenas uma empresa. São otimizados para seus usuários e geralmente estão no mesmo local físico que a empresa.

  • Data center de serviço gerenciado

Administrados por outra empresa ou um provedor de serviços. A empresa aluga tanto os equipamentos quanto a infraestrutura.

  • Data center de colocation ou compartilhado

A empresa aluga o espaço em um data center de terceiros, localizado fora das instalações da empresa contratante. O data center de colocation fornece toda a infraestrutura (construção, resfriamento, segurança), enquanto a empresa é responsável pelos componentes (servidores, armazenamento, firewalls).

  • Data center em nuvem

Forma externa de data center, onde dados e aplicativos são hospedados por um provedor de serviços em nuvem.

Se a sua empresa busca um data center ou servidor em nuvem, sugerimos a leitura do seguinte artigo: "o que é um servidor e quando escolher um servidor em nuvem?"

Por que sua empresa precisa de um data center?

O data center é a solução mais econômica para gerenciar servidores, dados e arquivos.

Toda empresa precisa de computadores para realizar atividades do dia a dia, como executar aplicações, mandar e-mails, vender produtos, oferecer serviços a clientes e gerenciar operações. À medida que a empresa cresce, mais equipamentos são necessários para suportar essa estrutura.

Em um data center, esses equipamentos ficam localizados em um único lugar, facilitando a administração. Além disso, é a solução mais econômica, pois é muito mais trabalhoso e caro investir em diversos servidores espalhados por filiais.

Também é possível optar por data centers terceirizados em vez de investir em toda a infraestrutura física, como é o caso dos gerenciados, compartilhados (colocation) e em nuvem.

Outro benefício interessante de ter um data center é que implementações de medidas de segurança e serviços de backup são mais fáceis de serem realizados.

Como escolher um serviço de data center?

Atualmente, diversas empresas optam por escolher um serviço de data center ao invés de investir em um próprio, já que são equipamentos caros e necessitam de uma infraestrutura robusta.

É preciso cautela, já que todos os arquivos da sua empresa estarão nas mãos de terceiros. Por isso, escolha um serviço confiável, que ofereça boa infraestrutura física e medidas de cibersegurança para seus dados.

Escolha soluções de data center na Machado TI

A Machado TI oferece implementação integral e personalizada de data center, eliminando riscos de perda de arquivos e falhas. Garantimos um ambiente 100% seguro, com controle de temperatura e redundância elétrica e de rede, que evita queda de disponibilidade.

Além disso, nossa infraestrutura está em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e possui proteção com cibersegurança, deixando seus arquivos livres de ameaças e ataques.

Oferecemos soluções integradas de data center em serviços de Hosting (aluguel de VPS), Bare Metal (servidores físicos dedicados) e Colocation (aluguel de espaço), com opções flexíveis de acordo com a demanda da sua empresa.

Se você gostaria de saber mais sobre nosso serviço de implementação de data center, confira nossa página de serviços para obter mais informações.

Por que escolher a Machado TI?

Na Machado TI, trabalhamos com soluções de tecnologia que melhor atendem às necessidades da sua empresa. Nosso serviço é personalizado, dividido em 4 passos:

  1. Diagnóstico: nosso time de experts faz um levantamento do seu ambiente de tecnologia atual e verifica qual a solução ideal.
  2. Projeto: apresentamos um plano de ação para realizar melhorias na área desejada.
  3. Implementação: nessa etapa, implementamos todas as soluções aprovadas no projeto, sempre em contato com a sua empresa.
  4. Monitoramento: oferecemos monitoramento constante, identificando melhorias e suporte ágil.

Buscamos oferecer às empresas soluções para redução de custos, prevenção de riscos, otimização de processos e mais produtividade, com suporte 24h, todos os dias da semana.

Seja para implementação de data center ou qualquer outro serviço, nosso time está preparado para resolver todos os problemas de tecnologia da sua empresa.

Gostaria de falar com um de nossos especialistas? Clique aqui e tire todas as suas dúvidas.

Veja as publicações mais recentes